AJUDE A MANTER O BLOG, CLIQUE NAS PROPAGANDAS

Dicas de como enviar Currículo para Empresas

Luiza Barros Recrutamento & Seleção/Logística de Pessoal da dicas de como enviar currículos para as empresas marítimas.

Dica número 1: No assunto do e-mail, sempre coloque qual cargo você está se candidatando, por exemplo: "assistente administrativo". Geralmente a vaga que você almeja é compatível com a sua experiência. Muitos profissionais escrevem no assunto apenas "CV" ou o próprio nome, isso faz com que o recrutador nem abra o seu arquivo. NUNCA esqueça de colocar qual o cargo no assunto do e-mail, de preferência, coloque a sigla CV na frente. No caso de marítimos e profissionais embarcados, colocar no assunto após o cargo desejado as siglas dos cursos que possui, irá chamar a atenção.

Dica número 2: É ótimo enviar o currículo no corpo do e-mail, mas se for enviar arquivo, que seja em WORD ou PDF. Nem sempre o recrutador terá todas as ferramentas necessárias para abrir o seu currículo. NUNCA envie link que direcione para a página onde o seu currículo encontra-se alojado. Nenhum recrutador irá clicar nesse link por causa dos riscos que correm de inserir vírus na rede da empresa.

Dica número 3: No corpo do currículo, onde se coloca o "objetivo profissional" NUNCA coloque um texto gigante, dizendo que você está determinado e fazer parte daquela equipe e etc. Nesse campo você deve apenas informar a vaga desejada, assim como no assunto do e-mail. Exemplo: "Analista de RH".

Dica número 4: NUNCA deixe o seu currículo colorido e cheio de divisões! Seja claro e objetivo, sempre! Também NÃO aumente o tamanho da letra, é quase uma agressão aos olhos do recrutador. NUNCA digite o currículo em caixa alta, a sensação que dá é que estamos discutindo ou gritando. Parece bobeira, mas isso nos causa uma certa angústia. Procure deixar seu currículo com as letras do mesmo tamanho e padronizado.

Dica número 5: Não envie seu currículo para a empresa toda semana e MUITO MENOS todos os dias achando que você será lembrado. Sim, você será lembrado, mas NEGATIVAMENTE. Os recrutadores entendem que as pessoas que enviam currículos todos os dias ou toda semana são ansiosas o que nem sempre é bom para certos tipos de trabalhos. Além disso, os recrutadores irão ter apenas o primeiro currículo que você enviou, os demais serão jogados fora. O ideal é enviarem currículos de mês em mês para não serem esquecidos e só! Mais do que isso é exagero.

Dica número 6: Se quiser se apresentar no corpo do e-mail, não tem problema algum, sempre conte um pouco sobre a sua experiência e o seu diferencial (cursos, etc), mas não é necessário.

Dica número 7: Se a empresa te contactou e você está concorrendo a uma vaga, NUNCA ligue todos os dias para saber e nem passe vários emails perguntando sobre o processo seletivo. Uma certeza eu te dou, se você for selecionado, o recrutador irá entrar em contato com você. Eu sei que são raros os recrutadores que dão feedback negativo, mas se ninguém entrou em contato com você, provavelmente você não foi selecionado e se mesmo assim você quiser ter certeza, ligue apenas UMA vez para perguntar.

Bom, no momento essas são algumas dicas que posso dar para ajudar a todos que estão em busca de uma oportunidade. A situação está difícil, mas você pode fazer a diferença. Sempre chame atenção para o seu lado positivo e nunca para o lado negativo.

Para acessar a página na íntegra dessa edição e fazer perguntas a Luiza Barros, CLIQUE AQUI!