AJUDE A MANTER O BLOG, CLIQUE NAS PROPAGANDAS

Empresa Maranhense vai Construir Siderúrgica Chinesa no terreno que abrigaria a Refinaria Premium I



A construtora maranhense Edeconsil venceu a licitação para executar as obras da usina siderúrgica que será implantada com capital de investidores chineses no terreno que abrigaria a Refinaria Premium I, da Petrobrás, em Bacabeira. A empreiteira começará a montar os alojamentos para os operários no início de dezembro.

Segundo o cronograma elaborado pelos chineses, em 1° de dezembro, começará a limpeza do terreno para a instalação do canteiro de obras. A previsão é que em março de 2017 tenha início a nova terraplenagem da área, de 20 quilômetros quadrados, que já havia passado por esse mesmo tipo de serviço para a construção da refinaria. Para a implantação do antigo empreendimento, foram realizadas, também, a drenagem e as obras de acesso.

A siderúrgica é um projeto da China Brazil Xinnenghuan International Investment (CBSteel) produzirá aços longos. Só na primeira etapa, o empreendimento deverá consumir US$ 3,5 bilhões.

A usina foi anunciada no dia 2 de setembro deste ano pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra, durante viagem do presidente Michel Temer (PMDB) ao país asiático.

O empreendimento envolve uma usina siderúrgica que produzirá fio máquina na primeira fase e vergalhões, na segunda, com investimento total de 8 bilhões de dólares.