AJUDE A MANTER O BLOG, CLIQUE NAS PROPAGANDAS

29 de Setembro - Dia Mundial do Petróleo - O Petróleo é Nosso!

O Diamante Negro - O Ouro Negro - O Petróleo Brasileiro e dos Brasileiros!

Em 1939, foi descoberto, em Salvador (BA), o primeiro poço de petróleo comercializável do Brasil. Nas décadas de 70 e 80, o país intensificou a produção doméstica, e as Bacias de Campos e de Santos se firmaram como produtoras. Atualmente, o Brasil é o 9º maior produtor do mundo.

O Petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, com o tempo, ele poderá esgotar-se. Na verdade, o petróleo é até capaz de ser naturalmente renovado, mas não em tempo hábil para a utilização humana, uma vez que o seu processo de formação ocorre ao longo de milhares de anos e só acontece a partir de condições específicas durante a constituição das bacias sedimentares.
Por causa disso, o Petróleo é reconhecido como um recurso de caráter estratégico, ou seja, a sua exploração e o seu domínio podem representar um ponto chave no desenvolvimento de uma região ou país, haja vista que a maior parte dos meios de transporte depende dos seus derivados, tais como a gasolina, o óleo diesel e outros. Além desses combustíveis, o petróleo também é utilizado na produção de plástico e de alguns tipos específicos de solventes e lubrificantes industriais.
Devemos manter com nossos esforços para manter nossa estatal Petrobras, não podemos vender o que e estratégico para nossa sobrevivência, Esse recurso possui um caráter tão estratégico que, na década de 1970, foi o pivô de uma importante crise econômica, a “Crise do Petróleo”.